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Entrevista: Sílvio Costa Filho – Sec. de Turismo de PE
1 – Em sua gestão, frente à Secretaria de Turismo de Pernambuco, como está inserida a questão da qualificação profissional?
Lançamos, em janeiro de 2008, o nosso Planejamento Estratégico para o Turismo que recebeu o nome de Pernambuco para o Mundo. Por meio dele, traçamos metas e diretrizes para o desenvolvimento do turismo no Estado até 2020. O documento foi produzido com o apoio de todo o trade turístico e baseado em pesquisas. Por meio dele, passamos a trabalhar baseados em quatro pilares: infra-estrutura turística, promoção de Pernambuco como destino, interiorização do turismo e qualificação profissional. A indústria do turismo é um grande gerador de emprego e renda. Para se ter uma idéia, o turismo mexe com 42 cadeias produtivas na economia, desde o taxista ao vendedor de coco, passando pelo garçon, pela tapioqueira, pelo dono de hotel ou de restaurante. Mas, o visitante seja aqui em Pernambuco, em Paris ou na Austrália quer a mesma coisa: ser bem atendido, ser bem-tratado. Assim, ele fica satisfeito, volta e ainda recomenda para os amigos e parentes. Por isso é importante a questão da qualificação profissional. Temos que dar as oportunidades para que os profissionais que tratam com os turistas possam se aprimorar e fornecer serviços de qualidade.
2 – Como estão sendo concretizadas as ações para a qualificação profissional?
As nossas ações voltadas para a área de qualificação profissional estão todas ligadas ao Perquali – Programa Pernambuco Qualidade no Turismo que é a maior iniciativa voltada para a qualificação profissional no Estado nos últimos 30 anos. Para se ter uma idéia mais concreta, em 2007, tivemos apenas 330 qualificações voltadas para o turismo. Só no ano passado, a Setur qualificou 4.650 pessoas. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas sejam qualificadas em 2009.
A meta do Perquali é atingir aproximadamente cerca de 12 mil trabalhadores do mercado formal e informal do Turismo em todos os municípios que integram as 10 Rotas Turísticas de Pernambuco, do litoral ao sertão. A previsão de investimento é R$ 9 milhões. O Perquali é composto por pelos projetos: Saber Receber e Bem Servir; Taxista Amigo do Turista e Bem Receber, além das capacitações profissionais que ocorrem dentro do Pernambuco Conhece Pernambuco.
3 – Qual a importância de um projeto como o Bem Receber?
Como já dissemos anteriormente, promover a qualificação profissional e a interiorização do turismo estão entre os nossos maiores objetivos. E o Bem Receber contempla as duas coisas: é voltado para a qualificação profissional e para o interior do Estado. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Empreender e a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur. Considero uma proposta bastante inovadora e atual ao unir a qualificação à tecnologia, levando a possibilidade de crescimento profissional a diversas partes de Pernambuco. Por meio do Bem Receber, devemos capacitar cerca de 2750 pessoas, de 17 munícipios, com aulas sobre cidadania, turismo, qualidade no atendimento e Empreendendorismo. Oferecemos assim oportunidades para quem trabalha ou quem quer trabalhar com o setor.
4 – Existem outras iniciativas voltadas para o interior?
Bem, temos o Pernambuco Conhece Pernambuco, que é um programa que apresenta o estado para os próprios pernambucanos também oferece cursos de qualificação profissional. No ano passado, qualificou 1.000 pessoas em 10 rotas com cursos como educação para o turismo, educação patrimonial, educação ambiental, como produzir eventos, fotografia e comunicação. Ele foi retomado e a expectativa é que cerca de duas mil pessoas sejam capacitadas em parceria com o Sebrae, Fundarpe e Senac.
5 – Quais os projetos para o futuro para a área de qualificação profissional no interior?
Estamos com alguns projetos em andamento, tais como o Saber Receber e Bem Servir e a qualificação profissional prevista no Prodetur II. O Saber Receber e Bem Servir é fruto de convênio entre a Setur e o Ministério do Turismo e está para ser licitado. O projeto vai qualificar cerca de 6 mil pessoas de 24 municípios pernambucanos e é voltado tanto para os empresários, quanto para garçons, recepcionistas e camareiras.
Por meio do Prodetur II, serão capacitados 2 mil trabalhadores do Pólo Costa dos Arrecifes. Para a implantação, a Setur realizou um levantamento das necessidades relativas à mão-de-obra das 15 cidades que compõem o pólo, além de Fernando de Noronha. O estudo fornecerá condições para que seja planejada uma qualificação para os trabalhadores do litoral.
Dessa maneira, esperamos contribuir para levar oportunidade para todo o Estado, pois sabemos o potencial que o turismo possui para a construção de um futuro melhor para Pernambuco e contamos com o apoio do governador Eduardo Campos em todas as ações. Ele tem a compreensão da importância do turismo para o nosso Estado.
Crédito: Rafael Medeiros
Adriano José de França:
É O QUE TODAS AS EMPRESAS PROCURAM TER É A “QUALIDADE” NO ATENDIMENTO, OU EM QUALQUER ÁREA POIS ELA É O PONTO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO.
8 de junho de 2009, 22:19NAZARÉ DA MATA
Ceça Doblin:
O TURISMO É UMA DAS ATIVIDADES QUE MAIS GERA EMPREGO E RENDA NO MUNDO, PORTANTO, VALE A PENA INVESTIR NA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS PESSOAS PARA ATUAR NO RAMO.
28 de maio de 2009, 22:08PARABÉNS AO ÓRGÃOS LIGADOS AO TURISMO POR ESSA INICIATIVA!
CEÇA DOBLIN, ALUNA DO CURSO.